Datena cobra alerta de prefeito sobre péssima qualidade do ar de São Paulo

por | set 11, 2024 | Notícias

Candidato do PSDB/Cidadania aponta que Prefeitura não teve coragem de suspender aulas nas escolas após a Capital registrar a pior qualidade do ar do planeta

 

O candidato a prefeito de São Paulo pela Federação PSDB/Cidadania, José Luiz DATENA, visitou o comércio da Rua 12 de Outubro, na Lapa, Zona Oeste da cidade, nesta quarta-feira (11). Muito festejado pela população, Datena tirou diversas fotos e conversou com as pessoas que o abordaram sobre suas propostas para áreas como segurança, saúde, educação e meio ambiente.

Dois dias após São Paulo registrar a pior qualidade do ar do planeta, Datena cobrou das autoridades locais medidas profiláticas contra os danos causados pela poluição do ar causado sobretudo pelas queimadas criminosas no Estado e no País. Apesar da gravidade da condição climática, nenhuma instrução foi repassada à população de São Paulo pelo prefeito da cidade.

O candidato lembrou que países em rota de furacões, por exemplo, como Estados Unidos e México, emitem alertas para que a população se proteja, evitando tragédias maiores. Só que em São Paulo, a população está à deriva. As partículas de fumaça e poluição estão associadas não somente a doenças respiratórias, mas a doenças cardíacas. “Eu gostaria de entender por que não existe nenhum alerta emitido na cidade de São Paulo. A prefeitura deveria estar presente em todos os sistemas de comunicação para dizer para a população os cuidados que devem ter com a baixa umidade do ar que nós estamos enfrentando, a pior de todos os tempos. O dia vira noite, metais pesados pairando no ar, número recorde de mortes por problemas respiratórios, pessoas de idade. O poder público deveria emitir recomendações como não correr, recomendações como se preservar nos horários de maior pico de calor”, disse Datena.

Para Datena, a prefeitura de São Paulo já deveria ter agido para proteger a população, especialmente crianças e idosos. “A primeira coisa a fazer seria suspender as aulas nas escolas. O prefeito não tem coragem de tomar uma atitude de suspender as aulas da escola, mesmo com essa péssima qualidade do ar que coloca em risco a saúde dos nossos jovens e das nossas crianças”, completou.

Para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, Datena propõe novo rumo nas políticas que monitoram e controlam as emissões de poluentes, por exemplo, a grande ampliação da frota de ônibus movidos por energias limpas. “O principal problema é veículo. Veículo emite poluentes para caramba e a Prefeitura não cuida nem da emissão de poluentes da sua frota de ônibus, que tem 13 mil e poucos ônibus e apenas 370 ônibus elétricos.

A nossa proposta é aumentar isso para 2.600 ônibus elétricos, ou movidos por combustível verde, e tentar controlar essa poluição. Vamos aumentar a fiscalização das empresas para ver aquelas que estão poluindo demais, para impedir que daqui a pouco, em São Paulo, você não tenha condição de sair às ruas a não ser usando máscara”, afirmou Datena.

Imagens da agenda:

Vídeo release:

Fotos:

Datena nas redes

Assessoria de Imprensa Datena Prefeito 45

Juliana Neves 11 97320-4048

Alexandre Costa 11 95559-8484

 

Compartilhe